
Parceria de Gigantes: GM e Hyundai fecham acordo para produção de novos carros
- João Figliolo
- 11 de ago.
- 1 min de leitura
Atualizado: 20 de ago.
Montadoras planejam lançar primeiro modelo a partir de 2028; quatro devem ser vendidos no Brasil

Uma parceria de gigantes do setor automobilístico foi anunciada na semana passada. Após um ano de negociações, GM e Hyundai firmaram um acordo para a produção de cinco novos veículos de diferentes segmentos. O Brasil vai receber, pelo menos, quatro modelos, sendo que, ao menos, um chegará até 2028.
A Hyundai vai desenvolver os modelos compactos (SUVS, hatches e picapes), além de vans elétricas – que serão destinadas exclusivamente à América do Norte e poderão ser comercializadas pela GM. Já a montadora norte-americana vai desenvolver picapes médias.
A parceria será focada na redução de gastos e no desenvolvimento de tecnologias mais sustentáveis. Também foi uma forma que as montadoras encontraram para somar forças frente à concorrência das fabricantes chinesas.
A Chevrolet – uma das marcas da GM – vai utilizar as plataformas dos Hyundai Creta e HB20, que servirão como base para a produção de novos modelos, como Tracker e Onix, que antes eram fabricados com a chinesa SAIC.
Por sua vez, a montadora sul-coreana poderá aproveitar a plataforma da Chevrolet Montana, já que nunca apresentou um modelo desse tipo em seu portfólio no Brasil, e atualmente desenvolve uma picape intermediária com cabine dupla inspirada no design do Creta.
A expectativa é que 800 mil carros sejam produzidos anualmente a partir da primeira fase da nova parceria. O acordo também prevê ações compartilhadas de compras, transporte, logística, fornecimento de matérias-primas, uso de aço de baixa emissão de carbono e o desenvolvimento em conjunto de motores híbridos, elétricos e movidos a célula de hidrogênio.
Comentários