Praias cariocas recebem selo Bandeira Azul
- Isabella Melo e Manu Bertoloni
- 9 de out. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 29 de out. de 2024
Certificado internacional será entregue aos doze espaços paradisíacos do estado a partir de novembro

Na temporada de 2024/2025, doze praias do Rio Janeiro foram escolhidas para receber o selo Bandeira Azul, certificação internacional da Fundação para Educação Ambiental, com três praias a mais do que a edição anterior.
Para concessão ao título, são levados em consideração 34 pré-requisitos, os quatro principais cobrem as áreas: qualidade da água, segurança e serviços, gestão ambiental, informação e educação ambiental. Os parâmetros são avaliados pelo júri que emite a certificação dos vencedores do Hemisfério Sul com o início do verão, em novembro.
Neste ano, a lista contou com Lagunas Caiçara, Tucuns e Grumari como novatas na certificação, e com a ampliação da praia de Itaúna, que antes constava apenas o trecho Pedras de Itaúna. Segundo ranking da Fundação, as melhores praias são:
Azeda/Azedinha, Armação dos Búzios
Forno, Armação dos Búzios
Tucuns, Armação dos Búzios
Lagunas Caiçara, Arraial do Cabo
Peró, Cabo Frio
Ubás, Iguaba Grande
Sossego, Niterói
Prainha, Rio de Janeiro
Reserva, Rio de Janeiro
Grumari, Rio de Janeiro
Pedras de Sapiatiba, São Pedro da Aldeia
Itaúna, Saquarema
A Bandeira Azul é reconhecida mundialmente e representa mais qualidade da água para os banhistas, além de elevar o turismo da região.
“A praia é belíssima, limpinha, com uma areia fofa, sem ser aquela areia batida. Uma praia de fato paradisíaca”, disse Monise Souza, estudante de jornalismo, sobre sua experiência na Prainha, que garantiu o título neste ano.
Muito bom!! com certeza escolherei um como destino!
Conteúdo incrível, ameii. Já estou ansioso para explorar na minha próxima viagem.