São Paulo enfrenta risco emergencial de queimadas
- Bervelin Albuquerque
- 10 de set.
- 1 min de leitura
Atualizado: 16 de set.
Defesa Civil mantém alerta máximo até quinta-feira (11); outras regiões do país como norte, nordeste, noroeste e oeste também estão no radar
Bervelin Albuquerque
Com Agência Brasil

A Defesa Civil atualizou no último domingo (07) os alertas para risco emergencial em diversas regiões do interior paulista, com validade até esta quinta-feira (11). A permanência do ar seco e a fraca atuação da última massa polar mantêm o interior do país sob clima seco e agravaram o risco de queimadas em São Paulo.
O alerta máximo atinge especialmente o norte, nordeste, noroeste e oeste da cidade, onde as condições críticas devem persistir ao longo da semana. A partir do dia 12, o risco deve diminuir, mas ainda permanece alto em locais como Campinas. O padrão de classificação da Defesa Civil vai de "baixo" até "emergência", sendo este o nível mais perigoso para ocorrência de incêndios.
Além de São Paulo, estados como Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Tocantins e Bahia seguem sob alerta para umidade do ar abaixo de 12%, conforme boletim do Inmet. Apesar do cenário adverso, a combinação de ações preventivas e fiscalização tem reduzido significativamente o número de focos de queimadas em comparação aos anos anteriores, com destaque para uma queda de 70% no interior paulista desde o início da estação seca, em maio.
Comentários