Velório de Pepe Mujica comove população uruguaia
- Iris Freitas e Ana Luisa David
- há 3 dias
- 1 min de leitura
Cerimônia reuniu milhares de pessoas, incluindo os presidentes Lula
Com Agência Brasil

O ex-presidente do Uruguaia José 'Pepe' Mujica foi cremado nesta quinta-feira (15). Político influente em toda América Latina, marcado pela simplicidade e forte ideologia socialista, Mujica deixou uma legião de admiradores, entre eles o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A despedida comoveu milhares de uruguaios que se reuniram nas ruas para um último adeus.
O atual presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, esteve presente no funeral e declarou luto oficial no país por três dias. Outros países como o Brasil, seguiram com a mesma homenagem. Entre as diversas mensagens de despedida, Lula declarou no perfil do Instagram como a humildade de Pepe era "comovente", assim como o "seu amor pela política".
"Que a coragem, a simplicidade e o amor que marcaram sua vida sigam nos ajudando a trilhar o caminho que ele escolheu: o da luta por um mundo mais justo. E que o conforto chegue aos corações de sua amada, Lucía Topolansky, e de seu amigo e agora presidente do Uruguai, Yamandu Orsi” - presidente Lula
Pepe morreu na terça-feira (13), aos 89 anos, vítima de um câncer no esôfago. O ex-presidente foi cremado em cerimônia privada, na casa onde morava, em Rincón del Cerro, e as cinzas foram espalhadas ao lado da cadela Manuela, fiel escudeira do político durante uma vida. Reconhecido globalmente como um defensor da justiça social, da democracia e da sobriedade no exercício do poder, Mujica deixou um legado de coerência política.
Comments